Neste momento, o GigaPIX está presente em quatro localizações em Portugal Continental: três em Lisboa e uma no Porto.
Um Internet eXchange Point é um ponto neutro de troca de tráfego entre diferentes organizações, com a missão de permitir que várias redes IP se interliguem entre si de forma mais eficiente.
O GigaPIX melhora a qualidade da interligação das redes IP em Portugal e evita a utilização de recursos internacionais para trânsito de pacotes IP com origem e destino em Portugal.
Sem uma infraestrutura como o GigaPIX, o tráfego com origem e destino em localizações geográficas próximas teria que cruzar fronteiras em muitos casos, tornando a comunicação menos eficiente e mais dispendiosa.
A redução de custos para os membros é uma das principais vantagens do GigaPIX, mas importa também salientar a redução da latência (atraso). O GigaPIX torna as comunicações locais mais rápidas.
O GigaPIX é membro fundador do EuroIX.
O GigaPIX é uma evolução do PIX (Portuguese Internet eXchange) criado em 9 de outubro de 1995 com quatro operadores – RCCN, Telepac, EUnetPT e IP Global.
A alteração de denominação ocorreu em 2001 quando a plataforma passou a contar com portas com capacidade Gigabit.
A 13 de setembro de 2002 foi atribuído endereçamento IPv6 específico para o IXP português (2001:7f8:a::/48) e a 6 de março de 2003 às 16:30 nasceu o GigaPIX com suporte IPv6, com três membros – RCTS, Vodafone e Telepac.
A janeiro de 2011 entra em produção o GigaPIX no Porto, inicialmente com quatro membros – RCCN, Telepac, Clix e PUUG.
A segunda localização do GigaPIX em Lisboa, na sala SE06, é inaugurada em maio de 2014, estando prevista uma nova localização nesta localidade para breve.
Em Setembro de 2017, foi aberta a terceira localização em Lisboa, na sala técnica da Itconic, SA, no Prior Velho.
Neste momento o GigaPIX interliga dezenas de redes, distribuídas pelos centros de dados em Lisboa e Porto, com portas de 10Gbps, 1Gbps e 100Mbps.