QUE FAZ O GIGAPIX ?

O GigaPIX é o Ponto de Troca de Tráfego (Internet Exchange Point) português promovido e operado pela FCT|FCCN.
Trata-se de uma plataforma de troca de tráfego neutral e sem fins lucrativos com o objetivo de melhorar a qualidade da interligação das redes IP em Portugal. Evita-se, desta forma, a utilização de recursos internacionais para trânsito de pacotes IP com origem e destino em Portugal.

 O QUE É UM IXP ?

Um Internet eXchange Point é um ponto neutro de troca de tráfego entre diferentes organizações tais como fornecedores de serviço Internet, servidores de conteúdos ou de serviços na nuvem, e que tem como missão de facilitar a sua interligação e torná-la mais eficiente.
A troca de tráfego é realizada através de acordos de peering entre as partes, sendo usado o BGP (Border Gateway Protocol).

ONDE ESTAMOS ?

O GigaPIX está presente em três salas técnicas em Lisboa e uma no Porto. Em Lisboa, duas das salas estão situadas na Av. do Brasil, dentro do Campus do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, sendo a outra na Itconic, no Prior Velho.

 

No Porto, a sala técnica situa-se na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

DESDE 1995 A MELHORAR A INTERNET EM PORTUGAL

Sem uma infraestrutura como o GigaPIX, o tráfego com origem e destino em localizações geográficas próximas teria que cruzar fronteiras, tornando a comunicação menos eficiente e mais dispendiosa.

dtc

ADESÃO AO GIGAPIX

A adesão ao GigaPIX é aberta a todas as organizações que cumpram os requisitos técnicos e legais, facilitando uma plataforma de troca de tráfego IP a todos os seus membros.

 

O GigaPIX tem por objetivo disponibilizar a organizações nacionais e internacionais uma plataforma onde o tráfego IP é comutado a alta velocidade, promovendo encaminhamento do tráfego IP com baixa latência entre os seus membros.